Patrimônio Cultural e Histórico: Uma Rede Viva!

Picada Café

Localizada na Encosta da Serra Gaúcha, Picada Café apresenta uma geografia montanhosa, com matas nativas, riachos que deságuam no Rio Cadeia, afluente do Rio Cai.
Duas versões explicam o nome Picada Café. A primeira conta que os tropeiros passavam pela estrada próxima ao Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn, onde acampavam para tomar o café e/ou pernoitar para seguir viagem no dia seguinte. A segunda versão conta que os imigrantes receberam algumas mudas de café para serem plantadas em uma área localizada em nosso município denominada Kaffeeck (Canto do Café). Essa plantação não prosperou, mas a localidade manteve seu nome.
O município de Picada Café está dividido em diversos bairros, sendo que entre eles se destacam alguns núcleos que surgiram com a colonização como Joaneta, Jammerthal, Morro Bock, Quatro Cantos, Lichtenthal, Picada Holanda, Kaffeeck. Os demais bairros foram criados por decretos.
No passado, a maioria dos núcleos citados, tinha uma capela ou sala de orações; casas comerciais de secos e molhados onde aconteciam bailes, festas de casamento, competições esportivas, bolão, além das festividades do Kerb; moinhos, ferrarias e um passado cheio de muitas recordações contadas pelos moradores mais antigos.
 
(Fonte: http://www.picadacafe.rs.gov.br/secao.php?pagina=2)

Valorize

A Valorize Assessoria em Turismo, Cultura e Educação está no mercado com a finalidade de auxiliar gestores públicos e privados no desenvolvimento de projetos e ações que promovam o produto turístico e cultural de forma inovadora.

Saiba mais

O Projeto

O projeto "Patrimônio Cultural e Histórico: uma rede viva!!!" visa conectar pontos de pesquisa e valorização do patrimônio cultural e histórico, material e imaterial, de 14 municípios das regiões do Vale dos Sinos, Paranhana e Serra Gaúcha.

Saiba mais

Financiamento

Realização