Patrimônio Cultural e Histórico: Uma Rede Viva!

Lindolfo Collor

Localizado a 55 km da Capital Porto Alegre, está situado em uma região considerada berço da colonização alemã no Estado, por seus notórios vestígios arquitetônicos. Antigamente conhecida e chamada como “Picada Capivara” ,ao emancipar-se, em 26 de março de 1992, o município passou a se chamar Lindolfo Collor. Sua principal via de acesso é a BR – 116, passando pela cidade de Ivoti, sua antiga sede municipal.
A cidade abriga muitos imigrantes que,vieram de outras cidades e de outros Estados. A população de Lindolfo Collor, de acordo com dados do IBGE de 2013, é de 5.567 habitantes. É o 3º menor município do Estado, com uma área de 33 km², é considerado o maior produtor mundial de tapetes de couro, com uma produção de aproximadamente 04 mil couros por dia, sendo 30% para o mercado interno e 70% exportado para outros Países. 
Diante desse fato, em 2011, pelo projeto de Lei no 319 do Deputado Giovane Feltes, passou a ser a “Capital dos Tapetes de Couro”. A cada dois anos, realiza a Feira de Tapetes e Artefatos em Couro junto as festividades alusivas ao aniversário político e administrativo.
 
(Fonte: Secretaria da Cultura de Lindolfo Collor)

 

Valorize

A Valorize Assessoria em Turismo, Cultura e Educação está no mercado com a finalidade de auxiliar gestores públicos e privados no desenvolvimento de projetos e ações que promovam o produto turístico e cultural de forma inovadora.

Saiba mais

O Projeto

O projeto "Patrimônio Cultural e Histórico: uma rede viva!!!" visa conectar pontos de pesquisa e valorização do patrimônio cultural e histórico, material e imaterial, de 14 municípios das regiões do Vale dos Sinos, Paranhana e Serra Gaúcha.

Saiba mais

Financiamento

Realização