Patrimônio Cultural e Histórico: Uma Rede Viva!

Presidente Lucena

O Município de Presidente Lucena está localizado na Microrregião da Encosta da Serra, distante 65 km de Porto Alegre. Com uma área territorial de 49,72 km², é formada, além da Sede Municipal, pelas localidades de Linha Nova Baixa, Nova Vila, Picada Schneider, Morro do Pedro e Arroio dos Ratos.
Possui uma população aproximada de 2.484 habitantes, dos quais 52% vivem na zona rural.
Sua cultura é influenciada pelos hábitos e costumes dos primeiros colonizadores, imigrantes alemães, provenientes da região do Hunsrück, Alemanha. Atualmente, 90% dos lucenenses ainda são de descendência alemã e os outros 10% da população são formados por diversas etnias como a mestiça e a japonesa.
O movimento emancipacionista surgiu aliado ao grande desenvolvimento econômico, social e educacional e pela motivação da autonomia política que os municípios emancipados da região demonstravam. Entre muitas lutas e dificuldades, o município de Presidente Lucena conquistou sua emancipação, em 20 de março de 1992.
A localidade, que se chamava Arroio Veado, ao tornar-se município, passou a denominar-se PRESIDENTE LUCENA, em virtude da estrada Presidente Lucena que corta toda sua área central e em homenagem ao Presidente da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, 1885, Henrique Pereira de Lucena.
Ainda hoje, a cidade conserva as características do período da colonização, com as pequenas propriedades e a policultura. Entretanto, a indústria é a principal atividade econômica. Entre as várias indústrias de pequeno a grande porte, se destacam as indústrias de malhas, móveis, artefatos e o abatedouro de frangos. Conta ainda com importantes indústrias de alimentos, produtoras da Schmier Colonial. As indústrias de schmier são representadas pelas marcas Petry, Ivotiense, Führ, Molene e Loiva Petry, que conferem, a Presidente Lucena, o título de Capital da Schmier Colonial.
O Município faz parte do projeto turístico da Rota Romântica e seu principal evento é a Schmierfest, realizada a cada dois anos, em novembro.
 
(Fonte: Secretaria da Cultura de Presidente Lucena)

Valorize

A Valorize Assessoria em Turismo, Cultura e Educação está no mercado com a finalidade de auxiliar gestores públicos e privados no desenvolvimento de projetos e ações que promovam o produto turístico e cultural de forma inovadora.

Saiba mais

O Projeto

O projeto "Patrimônio Cultural e Histórico: uma rede viva!!!" visa conectar pontos de pesquisa e valorização do patrimônio cultural e histórico, material e imaterial, de 14 municípios das regiões do Vale dos Sinos, Paranhana e Serra Gaúcha.

Saiba mais

Financiamento

Realização